RESIDÊNCIA AD
Equipe: Daniel Carvalho
Casa Branca, Brumadinho/MG
2018
No vídeo acima, revelamos o passo a passo da concepção desse projeto de casa para condomínio fechado.
O casal tinha acabado de comprar um lote de 1000m² em um condomínio fechado de Casa Branca, Brumadinho/MG, e precisava de um projeto para construir a casa dos sonhos!
Eles iniciaram a conversa com o nosso escritório para entender como funciona todo o processo, o passo-a-passo das etapas, ideia de investimento e por aí vai.
Mas, uma coisa era clara desde o início: queriam uma casa de fim de semana (isso mesmo, não pretendiam morar lá) para receber amigos e familiares.
E assim começou o nosso desafio! Pela primeira vez, faríamos o projeto de uma casa de apenas um único quarto e, claro, sem perder a imponência. Desenvolvemos um loft, com pé direito duplo, trazendo um conceito bem contemporâneo para a obra – o que tem tudo a ver com a “pegada” do nosso escritório, inclusive.
O resultado ficou surpreendente!
Afinal, não poderia ser diferente, já que o casal cliente é antenado com as tendências, gosta muito de design e arquitetura, entende sobre revestimentos etc. A casa tem piscina e área gourmet e é toda voltada para a serra. Por isso, todos os cômodos têm vista para as montanhas e a casa é inteira envidraçada.
O programa inicial era: sala de TV, sala de estar e sala de jantar integradas, com pé direito duplo; cozinha americana com despensa e área de serviço; no andar superior, um grande (e único) quarto, aberto e com closet; banheiro com duas cubas e dois chuveiros; e uma enorme varanda, localizada exatamente sobre o espaço gourmet.
No desenrolar do programa, viram a necessidade do acréscimo de uma edícula, com o objetivo de receber hóspedes para dormir. Por isso, projetamos mais esse espaço, com dois quartos, banheiro e cozinha. Tudo totalmente separado e afastado da casa principal, aos fundos do lote. Desta forma, a privacidade dos donos seria mantida.
Mesmo assim, a casa principal e a edícula não ocuparam todo o terreno, exatamente para ter bastante espaço livre para os cães do casal que, hoje em dia, moram em apartamento.
No geral, a parte interna da casa tem grandes aberturas em vidro, estrutura de concreto armado aparente e piso monolítico (para integrar todos os ambientes). Do lado externo, deck de madeira unificando espaço gourmet e área da piscina.
Outro ponto que merece destaque é a porta de entrada da casa principal, com quase 6 metros de altura, tornando a construção grandiosa desde o início.
Apesar de a solução de projeto ser, aparentemente, simples e não convencional para uma casa, ela não perdeu a sofisticação, em razão dos acabamentos e revestimentos sugeridos, layout, mobiliário e itens de decoração. Podemos dizer que a concepção gerou como resultado uma casa autêntica e com personalidade, além de contemporânea.
Por fim, a sensação é de integração total da casa com a vista do terreno. Não parece que tem “dentro” e “fora”! Arriscamos dizer que, talvez, esse seja o grande diferencial e atrativo da Residência AD, o que levou este projeto a ser um dos mais curtidos de 2018!
E aí, gostou?