7 PASSOS PARA TER SUCESSO NA OBRA DO SEU BOX

Meu nome é Daniel Carvalho, sou arquiteto, com diversos boxes de CrossFit no currículo e sou praticante da modalidade desde 2011. Nesse artigo, quero trazer pra você 7 passos simples e essenciais para você que pretente abrir seu negócio e não quer ter dor de cabeça na hora de tirar tudo que sempre sonhou do papel.

Garanto ao seguir o que descrevo a seguir, suas chances de obter sucesso estarão ampliadas, pois meus argumentos são baseados na experiência que acumulei em projetos concluídos nas cidades de São Paulo/SP e Belo Horizonte/MG.

1 – CONTRATE UM ARQUITETO

Pode parecer óbvio, mas não é a prioridade de muitos proprietários de boxes pelo Brasil. Um arquiteto pode ajudar desde a escolha do imóvel, até onde vai ser colocada a última lâmpada. O Projeto arquitetônico é seu planejamento. Sem um planejamento, os erros são maiores. Isso gera despesas maiores que as previstas no início.

A partir do projeto, planejamos a compra do material adequado e na quantidade certa, o que evita o desperdício e resulta em economia no custo final da obra. Nas reformas, avaliamos a estrutura que pode ser mantida e a que precisa ser renovada ou removida. Além disso, com um arquiteto envolvido, naturalmente ela é mais valorizada.

2 – LOCALIZAÇÃO DO IMÓVEL

Uma má localização pode afastar alunos ou nunca trazê-los, pois nunca saberão onde você está. Uma boa localização, além de vitrine dos seus negócios, é primodial para atrair novos alunos e, também, fideliza-los Além disso, uma outra dica é sempre contar com um estacionamento próprio ou parceiro próximo. Caso a área seja mais afastada, é possível contar com estacionamento de carros na rua. Enfim, os imóveis ideias são próximos de:

  • centros corporativos: funcionários de empresas buscam atividades físicas antes do trabalho, na hora do almoço e no início da noite;

  • faculdades e escolas: professores e alunos podem usar intervalos e horários livres para praticar;

  • praças públicas e pistas de corrida: atraem um público com interesse em atividades físicas;

3 – VERIFICAR SE É PERMITIDO INSTALAR UMA ACADEMIA

Algumas regiões são exclusivamente residências e não permitem a instalação de atividades comerciais de nenhuma natureza, outras permitem comércio, mas somente atividades especificas. Outras regiões são exclusivamente indústrias.

Academias são locais de vai-e-vem de pessoas e emissão sonora (no caso do CrossFit, mais ainda, por conta das barras jogadas no chão). Algumas convenções de condomínio (caso a loja esteja localizada sob um edifício) não permitem a instalação de academias. Peça toda a documentação pertinente ao imóvel à imobiliária antes de fechar seu contrato de aluguel.

4 – CONSTRUIR OU REFORMAR

Alguns clientes me perguntam se não vale a pena alugar um lote e construir do zero, se fica mais barato do que fazer uma grande reforma num imóvel nada adequado a prática. A resposta é: algumas vezes sim, mas só em raros casos, quando você não tem pressa nenhuma de inaugurar o seu estabelecimento.

Construir do zero implica na elaboração de Projeto Legal, Aprovação na Prefeitura e órgãos competentes, emissão de alvará de construção etc. Como vivemos num país burocrático, onde nunca sabemos o prazo de conclusão de certos processos, é melhor optar por um terreno com um galpão instalado ou uma loja existente.

A dica é achar o imóvel mais próximo do ideal para iniciar a sua obra e fazer apenas as adequações necessárias para começar a funcionar. Com o imóvel selecionado, seguimos para o projeto do box em si, com o programa dividido entre a área de treino e as áreas sociais/administrativas.

5 – A ÁREA DE TREINO

Com tudo isso na cabeça, vamos ao projeto. Essa é a área mais importante do seu box e deve ser a mais confortável possível, pois vai abrigar seus alunos e professores. Abaixo, alguns pontos de destaque:

  • Livre de pilares e degraus: a área de treino deve ser a mais livre possível de obstáculos, para facilitar a vida dos alunos e evitar confusões durante a prática das atividades;

  • Pé-direito duplo: necessário para instalação de cordas e argolas;

  • Localização da gaiola: é melhor instalar uma gaiola de agachamento/pull-up na parede, ao invés de uma no centro do box, pois isso amplia o salão e permite maior flexibilidade de usos;

  • Áreas periféricas: é onde devem ficar os demais equipamentos que são usados no dia a dia do box (dumbells, kettlebells, medicine balls, barras olímpicas, anilhas abmats, speed ropes, plyo boxes, remos etc)

  • Localização do relógio e do quadro: deve ser instalado em um ponto que é visto de todos os lugares da área de treino, normalmente não é fácil achar esse lugar ideal, por isso, gaste um tempo nisso, é muito importante para seus alunos não se perderem no meio da série e se planejarem para terminar o WOD antes do TIME CAP.

  • Iluminação: deve ser forte e branca. Durante a prática, os alunos precisam de precisão e perceção clara do espaço.

6 – A ÁREA SOCIAL / ADMINISTRAÇÃO

Alguns pontos básicos sobre a distribuição das seguintes áreas:

  • Recepção: deve ter um espaço para que um filho ou visitante possa aguardar até o término da aula, o balcão das secretárias deve ser amplo e ter um apoio para que o aluno possa preencher um cheque ou ler o contrato. É uma área que deve estar preservada do barulho excessivo da área de treino, para que seja possível atender telefonemas e conversar com futuros alunos que visitam a unidade para obter informações;
  • Lockers: os armarinhos devem estar num trecho entre a área de treino e a área social. Às vezes, no meio do treino, os alunos precisam buscar um meião ou munhequeira. É muito importante que esteja no raio de visão de todos, para evitar furtos ou troca de pertences entre os alunos;
  • Bebedouros: entre a área de treino e os vestiários, para que os alunos possam se hidratar antes, durante e depois dos treinos.
  • Vestiários: é a segunda área mais importante do seu box. Segundo Gleg Glassman, a limpeza e cuidado com esse recinto reflete o quanto você se importa com seus alunos. Os vestiários devem ser claros, fáceis de limpar e com número adequado de lavatórios, vasos sanitários e chuveiros, para evitar filas e gerar maior conforto aos alunos que tem horário para entrar no trabalho / ir para casa. É bom investir em grandes espelhos, pois são locais onde os alunos tiram fotos antes e depois do treino e divulgam sua localização;

 

  • Estar dos alunos: área onde os alunos aguardam pela próxima aula. Deve ser amplos, possuir locais para deitar e muitas tomadas para carregar celulares. Alguns boxes também deixam equipamentos de mobility à disposição e instalam televisões para distraí-los, mas, o que não pode faltar, é a vista para a área de treino, onde seus alunos podem ver a aula anterior e iniciar suas estratégias para o WOD.
  • Administração / Copa de funcionários: essas áreas deve estar preservadas do ruídos das áreas de estar e de treino. Os funcionários precisam de um lugar para tomar um café e relaxar nos horários vagos. A administração deve estar em local mais reservado ainda, pois é onde o proprietário faz suas ligações, contas e toma decisões estratégicas sobre o futuro do box. A possibilidade de enxergar o que acontece na área de treino é desejável.

Arquiteto contratado, imóvel alugado, uso permitido, projeto feito e aprovado. É tudo? Não, agora vem um último passo para que tudo que você planejou saia do papel.

7 – CONTRATE UMA EMPREITEIRA/CONSTRUTORA

Muita gente contrata vários profissionais avulsos para tocar suas obras tendo como principal alegação a economia. Sei disso, pois muitos clientes meus já fizeram isso também. Porém, sou sempre contra. Por quê? Normalmente, contratar profissionais avulsos em obras de maior porte gera mais confusão e atrasos do que vantagens econômicas.

Ao contratar uma empreiteira/construtora, você sabe exatamente o valor que irá gastar, são estabelecidas multas em caso de atrasos e eles devem seguir um cronograma de trabalho que agiliza o tempo de execução.

CONCLUSÃO

Por ser uma modalidade nova e mais cara que uma academia comum, o público que procura seu box tem exigências e necessidades de academias de luxo. Já se foi o tempo em que não davam importância para as instalações e vestiários. Esteja bem assessorado e busque fazer um excelente projeto para montar seu box de CrossFit. Esse é um diferencial que todo proprietário deve buscar.

Caso queira conversar conosco sobre seu box, é só usar o formulário abaixo para entrar em contato! Estamos à disposição.